Projeto de climatização: como funciona?

Um projeto de climatização promove conforto térmico na sua casa e muito mais qualidade de vida e saúde para todos. Entenda como funciona!

Um projeto de climatização vai promover na sua casa conforto térmico e muito mais qualidade de vida e saúde para todos. Ele envolve desde a escolha correta do equipamento que melhor se adequa às necessidades da casa.

Bem como, avalia os pequenos detalhes que envolvem o uso de filtros e grelhas para que todo o conjunto se complemente. Sem contar que quando é realizado um projeto personalizado e dimensionado, além de garantir um ambiente saudável e confortável, ele também proporciona maior eficiência e menor custo de energia elétrica.

5 etapas para fazer um projeto de climatização

Para se iniciar um projeto de climatização é necessário seguir algumas etapas. Conheça todas elas: 

  1. Levantar dados: nessa etapa são colhidas informações do local onde será feita a climatização. Como: isolamento térmico; área do local; verificar se existem outras máquinas geradoras de calor e número de portas e janelas. 

Somente depois de colher essas informações e conhecer mais os detalhes do ambiente é possível seguir para as outras etapas.

  1. Cálculo térmico: nessa etapa são feitos os cálculos para dimensionar corretamente os equipamentos. Para evitar problemas como a falta de potência para o equipamento. 
  2. Escolher equipamentos: depois de conhecer o local e realizar os cálculos é preciso escolher os melhores equipamentos que melhor atendam às suas necessidades. Esta etapa é super importante para evitar muitos gastos no futuro.
  3. Distribuição de ar pelos dutos: o projeto de climatização é feito exatamente para que ocorra o dimensionamento correto da distribuição de ar pelos dutos. Somente assim, se garante a qualidade do ar e o conforto térmico do ambiente.
  4. Relatório final: por fim, é elaborado um relatório final com todas as informações que foram colhidas durante o projeto. Ou seja, esse relatório serve como um guia de instalação para o sistema de climatização.

Vantagens do projeto de climatização

Principais vantagens em investir em um projeto de climatização, seja para a sua casa ou para sua empresa.

  • Redução de custos
  • Adequação legislativa
  • Bem estar e conforto térmico
  • Adequação aos fatores climáticos locais
  • Facilidade de manutenção
  • Melhor qualidade do ar
  • Garantia de durabilidade
  • Redução do gasto de energia
  • Aumento da produtividade

Viu só? Vantagens não faltam para investir em um projeto de climatização!

Como garantir qualidade e segurança no projeto de climatização?

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades de empresas do ramo. Essa atuação é de extrema importância para que sejam cumpridas as normas estabelecidas para os serviços oferecidos nessa área, como os projetos de climatização.

A OPENCLIMA é credenciada ao CREA!

Sendo assim, garantimos a oferta de serviços de alta qualidade, além de toda a segurança e comprometimento que você merece.

Na hora de iniciar o seu projeto de climatização, confie essa tarefa aos profissionais da OPENCLIMA. Somos especializados e habilitados na área de Climatização e também de Engenharia Mecânica. Com soluções personalizadas e dimensionadas para o seu projeto!

Entre em contato conosco