O que é o Recirculador de água e para que serve?

Se você já possui um sistema de aquecimento de água a gás, sabe que a água quente demora alguns minutos até chegar no ponto de consumo. Esse tempo pode variar dependendo da distância entre o ponto e a localização do aquecedor e pode gerar alguns problemas. Mas, a instalação de um recirculador de água pode ser a solução.

Por isso, vamos te explicar neste post como funciona o sistema de recirculação de água e as vantagens de utilizá-lo.

Como funciona o sistema de recirculação de água?

Antes de mais nada, é necessário entender os preceitos básicos do sistema de recirculação de água. Quando você já tem um sistema de aquecimento a gás e abre o registro de uma ducha ou torneira, precisa esperar que a água fria da tubulação saia antes da chegada da água quente

Consequentemente essa água fria que sai da tubulação antes da água quente chegar acaba indo para o ralo sem uso. E é aqui que o desperdício de água começa a ser um problema. Sendo assim, quanto maior o comprimento das tubulações entre o aquecedor mais água ficará acumulada na tubulação e maior será o desperdício.

Porém, quando o sistema de aquecimento estiver próximo do ponto de consumo de água quente, essa espera pode ser de poucos segundos, mas se a distância for muito grande isso pode passar a minutos. Em casos extremos até 5 ou 6 minutos. Isso acontece bastante no caso de casas grandes e empreendimentos comerciais como academia e hotéis.

Portanto, o que o recirculador de água faz é pegar toda essa água que fica acumulada na tubulação entre o sistema de aquecimento e os pontos de consumo e devolver para o aquecedor para que ela seja reaquecida.

Composição do sistema de recirculação de água

O sistema é composto por um recirculador de água (bomba de recirculação), um controlador digital, e um sensor de temperatura. Em alguns casos também teremos um vaso de expansão, mas eles são necessários apenas em sistemas maiores.

Juntos, formam o sistema de recirculação de água quente, fazendo com que a água parada na tubulação, retorne para o aquecedor. Assim, quando o ponto de consumo é aberto, a água já estará aquecida, evitando desperdícios e economizando tempo.

Dessa maneira, o controlador digital é o componente responsável pela configuração do sistema. É possível programar o acionamento ou desligamento da bomba, o uso da recirculação e ainda obter informações sobre a temperatura da água.

A bomba de circulação é responsável por fazer com que a água na tubulação retorne para o aquecedor. Já o sensor de temperatura é um dispositivo que mede a temperatura na tubulação e manda essa informação para o controlador digital.

Principal benefício do Recirculador de água

Como salientamos, a demora da água quente chegar até as duchas e torneiras, causa um grande desperdício de água, alguns relatam uma espera de até 5 minutos, que pode gerar um desperdício de até 60 litros de água em média por banho.

Ou seja, além de não ter que esperar, um dos principais benefícios do recirculador de água, é sem dúvida, a economia de água gerada!

Por fim, se você quer otimizar o uso do seu aquecedor a gás e economizar o Recirculador de água Rinnai RCS-9 BRV é a solução perfeita, e está disponível na nossa loja virtual. 

Compre Aqui