Para fornecer água quente adequada à sua casa com eficiência, você precisa de um aquecedor com tamanho suficiente para sustentar todos os equipamentos da casa. Por isso, não deixe de verificar mais informações sobre dimensionamento, ou seja, a litragem ideal de um aquecedor a gás para cada tipo de situação.
Como dimensionar a litragem do aquecedor a gás
A princípio para dimensionar e descobrir a litragem ideal de um aquecedor a gás, o usuário deve calcular a quantidade de pontos de água quente que o imóvel possui, como chuveiros, torneiras da pia do banheiro e cozinha e quais destes pontos podem ser usados simultaneamente, além de sua vazão.
As duchas possuem vazão variável, de 8 a 25 litros por minuto, já a vazão dos pontos de torneiras variam entre 4 a 6 litros por minuto. Por isso, é preciso ter atenção a esse detalhe. Embora, os manuais dos aparelhos se baseiam em uma vazão de até 10 litros por minuto para informar quantos pontos do local conseguem abastecer com água quente.
Após calculada a vazão média, é preciso calcular quais destes pontos serão usados simultaneamente para dimensionar o aquecedor. Como duas duchas e uma torneira de cozinha eventualmente, sendo assim, formando 3 pontos de uso.
Se somar a vazão das duas duchas e uma torneira terá a vazão total, e com este valor, terá como definir a capacidade do aquecedor a gás. Lembrando que quanto maior a força da água do aparelho, maior será o conforto.
Para te ajudar a descobrir litragem ideal de um aquecedor a gás que atenda a sua demanda, listamos algumas opções:
Aquecedor de 8 litros:
Vai atender um banheiro com um chuveiro.
Aquecedor de 10 a 15 litros:
Vai atender simultaneamente um banheiro com um chuveiro e uma torneira.
Aquecedor de 18 a 20 litros:
Pode atender dois banheiros que sejam próximos com uma ducha de 8 litros de vazão em cada.
Aquecedor de 22 a 26 litros:
Atende dois banheiros, com uma ducha de no máximo 10 litros de vazão em cada.
Aquecedor de 30 a 37 litros:
Atende 3 banheiros, com uma ducha de no máximo 10 litros de vazão em cada.
Calcule o uso simultâneo de duchas e torneiras
Calcular o uso simultâneo de duchas e torneiras além de ajudar a descobrir a litragem ideal de um aquecedor a gás, é essencial para não desperdiçar dinheiro. Afinal, você pode ter dois banheiros, mas nunca usar os dois em simultâneo.
Ou seja, a capacidade do aquecedor sempre deve ser calculada em cima do uso simultâneo dos pontos de água quente. Em outras palavras, você pode ter 4, 5, 6 duchas na sua casa, mas se julgarmos que apenas 1 ou 2 serão usadas de cada vez, é em cima disso que devemos dimensionar a capacidade do aparelho.
Com tudo isso em mente, é possível fazer uma escolha mais assertiva do aquecedor a gás. Mas, se mesmo assim ficou com dúvidas de como dimensionar a litragem ideal de um aquecedor a gás?
Conte com a OpenClima para facilitar e agilizar sua escolha do melhor aparelho para sua necessidade!