Quer o conforto de um banho bem quente sem pesar no seu bolso no final do mês? Entenda como é o consumo do Aquecedor a Gás no inverno!
Antes de mais nada, o conforto da boa vazão e temperatura da água que um aquecedor a gás proporciona principalmente no inverno não tem igual. No entanto, alguns hábitos podem influenciar diretamente no consumo do aquecedor a gás no inverno.
Entenda como funciona o consumo, como ele pode impactar no seu bolso no final do mês e dicas de como reduzir o consumo do aquecedor a gás.
Como funciona o consumo do aquecedor a gás no inverno?
A água que fica na caixa d’água, e a que vem diretamente da rua, costuma ter temperatura do ambiente do local que ela está armazenada. E com a baixa da temperatura como acontece no inverno, a temperatura da água também diminui, impactando no funcionamento do aquecedor.
Sendo assim, para termos banhos mais quentes e cheios de conforto é preciso configurar o aparelho com altas temperaturas, já que nos dias frios, a temperatura da água pode chegar na casa dos 10º. E para tomar um banho com a saída de 40º, por exemplo, o aquecedor a gás precisa de uma chama mais intensa e maior, consumindo muito mais água e gás.
Portanto, quanto maior a chama, maior será o consumo do aquecedor a gás!
Como reduzir o consumo do aquecedor a gás no inverno?
Existem hábitos que podem ser adotados e mudados para reduzir o consumo do aquecedor a gás no inverno que podem ajudar a economizar e não pesar no seu bolso. Confira:
- Escolher o aquecedor ideal para sua demanda;
- Regular a temperatura do aquecedor adequada para o inverno;
- Usar restritores de vazão de água;
- Não demorar muito no banho;
- Atenção a problemas ou falhas na chama do aquecedor;
- Ficar atento a vazamentos de gás;
- Realizar manutenções preventivas.
Lembrando que o impacto no consumo é cumulativo com todos os fatores que listamos!
Qual a temperatura ideal do aquecedor a gás no inverno?
Um ponto importante dos dias mais frios é a temperatura ideal configurada no aquecedor a gás. Enquanto em dias mais frescos a temperatura do aparelho fica entre 38ºC e 40ºC, nos dias de inverno a temperatura ideal que se costuma colocar é de 42º até 44ºC.
O que vai impactar diretamente no tamanho da chama que é necessária para gerar esse aquecimento extra na água.
Nos aquecedores a gás mecânicos a chama é fixa, precisa do ajuste manual para alterar a temperatura. Atualmente, grande parte dos modelos possuem além da opção de regulagem de temperatura, um seletor extra com opções verão e inverno.
Já os aquecedores a gás digitais possuem chama auto-modulante. Ou seja,a intensidade e o tamanho da chama se auto regulam de acordo com alguns fatores. Em outras palavras, significa que quanto menor a temperatura da água que entra no equipamento, maior será a chama do aquecedor a gás.
Quanto consome um aquecedor a gás no inverno?
O valor do gás é de acordo com uma série de regras e tabelas tarifárias, que é estabelecido de acordo com o perfil coletivo em condomínios e prédios ou consumo de cada casa.
De acordo com estimativa de fabricantes, uma família que mora em uma casa teria o gasto de R $154,67 de conta de gás para 18m³ em um mês, ou cerca de R$ 8,59/ m³, em média. Isso levando em conta apenas o consumo do aquecedor.
Você já sabia de tudo isso sobre o consumo de aquecedor a gás no inverno e já coloca em prática essas dicas para reduzir o consumo?
Não? Se o problema for a falta do aquecedor a gás, nós ajudamos a tornar o seu banho mais quente e gostoso nesse inverno.
Entre em contato e conheça nossos produtos e serviços!