You are currently viewing Aquecedor a Gás: o que saber antes de comprar

Aquecedor a Gás: o que saber antes de comprar

Você está precisando comprar aquecedor a gás, mas não sabe como escolher? Está com muitas dúvidas, sobre valor, marcas, instalação, manutenção e qual é o mais adequado para a sua casa e suas necessidades? 

Pode ficar tranquilo(a) que iremos ajudar a tirar todas as dúvidas nessa matéria. Vamos esclarecer tudo o que você precisa saber antes de comprar aquecedor a gás. Para que não tenha nenhum prejuízo, faça uma compra segura e consciente e possa proporcionar mais conforto para você e sua família na hora do banho. 

Capacidade correta do aquecedor a gás

Os aquecedores a gás existem em diversas categorias e modelos que atendem a demanda de cada família e você precisa saber qual é o ideal para a sua necessidade. A capacidade, nada mais é do que a quantidade de água quente que o aquecedor a gás irá fornecer.

Como é medida a capacidade do aquecedor?

Geralmente a capacidade do aquecedor é medida em litros por minuto. Um exemplo: um aquecedor de 22 litros, libera 22 litros de água quente por minuto. Os aquecedores a gás atendem a diversas necessidades, você só precisa saber a sua.

Você tem 1 ou 2 banheiros, tem uma banheira? A sua família é formada de quantas pessoas? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de comprar aquecedor a gás, para que você escolha o modelo adequado que atenda às suas necessidades e da sua família.

Escolha aquecedores que te ofereçam esses 4 benefícios 

Um ótimo aquecedor a gás lhe proporciona grandes benefícios no dia a dia, como:

  • Água bem quente na temperatura que você escolher;
  • Dura mais de 10 a 15 anos;
  • Uso de duchas, que proporcionem um banho com conforto e relaxamento;
  • Economia de energia elétrica.

Verifique o tipo de gás disponível na sua residência

A maioria dos aquecedores disponíveis no mercado são em versões para GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GN (gás natural). No caso de dúvidas sobre o tipo de gás disponível, consulte sempre uma fonte confiável. Pode ser a companhia de fornecimento de gás, síndico ou zelador do seu prédio/ condomínio.

Saiba as particularidades da instalação de gás

Questione também com as fontes confiáveis que citamos acima, as particularidades da instalação de gás. Pois, quando trata-se de GLP, a capacidade de vazão da bateria é importante, medidor de consumo, tubulações e reguladores que também influenciam na disponibilidade do combustível e afetam o desempenho do aquecedor.

Não existem aquecedores certificados para o uso com “biogás” ou “flex”

Cuidado! Não existem aquecedores certificados para o uso com “biogás”, ou “flex”, por não haver uma composição padronizada desse gás, não foram estabelecidos parâmetros de teste e segurança para seu uso nos aparelhos. Portanto, o aquecedor deve ser adquirido no modelo para o gás correto disponível no local de instalação, GN ou GLP.

Características do seu imóvel que podem influenciar no tipo de exaustão do aquecedor 

Saiba que dependendo do tipo do seu imóvel pode sim influenciar no bom funcionamento do seu aquecedor. Se for uma casa: se ela é térrea ou sobrado. Se for apartamento: qual o andar, e quantos andares há acima. Existe saída para duto? ponto de energia elétrica próximo ao local que será instalado o aquecedor?

Enfim, são diversas características que podem influenciar no tipo de exaustão do aquecedor. Sendo assim, por conta de algumas características, pode ter a necessidade da utilização de um pressurizador de água para que se tenha um bom funcionamento do aquecedor.

Não é recomendável que em casas e sobrados se conecte o aquecedor diretamente ao fornecimento de água.

Não é recomendável que em casas e sobrados conecte o aquecedor direto ao fornecimento de água, pois a flutuação de pressão é muito grande e pode causar danos ao aparelho. O correto é o aquecedor estar sempre conectado à rede alimentada pela caixa d’água.

Como se classificam os aparelhos aquecedores?

A forma de classificar os aparelhos, são em: mecânicos e digitais (ou eletrônicos).

Quais as diferenças entre os aquecedores mecânicos e digitais?

A principal diferença entre eles é o controle da temperatura.

Nos aquecedores mecânicos – geralmente não há ajuste automático da potência para compensar as variações na vazão de água e/ou na temperatura de entrada.

Nos aquecedores digitais – normalmente contam com a capacidade de modulação, que vai determinar a potência de acordo com a vazão de água e a temperatura, que é selecionada por um controle. 

Qual dos aquecedores proporciona mais vantagens?

Os aquecedores digitais, se sobressaem, por ter melhor controle da temperatura e da potência, proporcionando mais conforto e um menor consumo de gás. Em relação a durabilidade, os aquecedores digitais também costumam ter mais vantagens, devido às características construtivas.

Os digitais também acabam sendo aquecedores que têm melhor desempenho na utilização de fluxo de água reduzido, em relação aos aquecedores mecânicos, que com pouco fluxo de água podem ser acionados.

Tipos de exaustão:  natural e forçada

Esta é uma das questões mais importantes sobre segurança que você precisa dar atenção quando você for pesquisar para comprar aquecedor a gás. 

A exaustão é a condução dos produtos da combustão para o exterior da edificação, de forma que não haja contaminação do ambiente. Estes produtos da combustão, entre eles o monóxido de carbono, podem trazer riscos à saúde e à vida caso não sejam adequadamente eliminados. 

  • Exaustão natural: aquecedores de exaustão natural, por não ter nenhum tipo de “auxílio” para a condução dos seus gases, precisam ter exigências mais rigorosas para o local de instalação, no que diz respeito ao número e tamanho de aberturas de ventilação. Por serem mais suscetíveis aos efeitos de vento, também não se recomenda a instalação de aquecedores de exaustão natural em andares altos.
  • Exaustão forçada:  é fundamental que todo aquecedor de água a gás instalado em ambiente interno esteja devidamente provido de um duto de exaustão em bom estado, em conformidade com as especificações do manual e com as normas e regulamentações de instalação vigentes. Os dutos devem ter o diâmetro correto de acordo com o modelo do aquecedor, respeitar comprimentos, inclinações, curvas e outras determinações do manual do fabricante e estar devidamente conectados ao terminal de exaustão, que também deve estar instalado apropriadamente.

Diferença entre Exaustão natural e Exaustão forçada

A diferença entre exaustão natural e exaustão forçada é que na forçada, ela conta com uma ventoinha ( ventilador) para auxiliar a condução dos produtos da combustão, sendo, portanto, mais seguros.

Um dos poucos pontos positivos para os aquecedores de exaustão natural é que eles normalmente funcionam sem necessidade de conexão à rede elétrica, eles utilizam pilhas. Com isso, podem fornecer água quente mesmo no caso de queda de energia. Até são recomendados para uso em áreas isoladas com muita incidência de relâmpagos.

5 dicas para garantir a vida útil do seu aquecedor 

Ter um aquecedor em casa é muito interessante pela questão de conforto e qualidade de vida, mas é preciso estar atento à manutenção e vida útil do equipamento.

  1. Não deixe o aquecedor ligado em ambientes vazios;
  2. Não use outros objetos na mesma tomada do aquecedor;
  3. Não seque ou aqueça roupas no seu aparelho;
  4. Siga todas as instruções do manual;
  5. Faça sua manutenção anual.

Os aquecedores a gás gastam muita energia?

Isso é bem comum de se ouvir, mas o aquecedor a gás, quando instalado corretamente e com as devidas manutenções em dia, tem um consumo baixo. Ele economiza energia mais do que se fosse usar um chuveiro elétrico.

Os aquecedores a gás são perigosos?

Quando falamos de gás, existe sempre o medo de haver vazamentos e acidentes, mas esse receio não precisa acontecer. A água que vai para o chuveiro é esquentada em um equipamento muito seguro e o gás chega nele por meio de tubulações reforçadas que devem passar por manutenção periódica.

Por isso, não precisa ficar com medo de comprar aquecedor a gás.

Aquecedores a gás são caros?

Você não precisa gastar muito para ter um aquecedor a gás e tomar um banho ainda mais gostoso. Existem diferentes equipamentos e você com certeza achará um que se encaixa no seu orçamento.

Como ajustar o aquecedor para que não haja desperdício de água nem de gás?

Uma água aquecida na medida certa faz toda a diferença no seu banho e nessa hora o aquecedor oferece um conforto inigualável. No entanto, para que não haja desperdício de água nem de gás e o conforto seja mantido, é importante saber ajustar o aparelho.⠀

Nessa hora, o ideal é ajustar a temperatura da água para que ela fique o mais próximo possível daquela que você deseja para o seu banho.

  • Para aquecedor mecânico – a dica é não usar a regulagem na potência máxima dele em relação à quantidade de gás e ir adequando na temperatura desejada. Isso pode eliminar o uso da água fria. Alguns aquecedores têm a opção inverno e verão, o que facilita essa regulagem. 
  • Para aquecedor digital – é possível controlar a temperatura da água exatamente naquela desejada para o seu banho.

Quais profissionais podem fazer a instalação e manutenção dos aquecedores a gás?

De acordo com as normas vigentes, apenas profissionais devidamente qualificados devem prestar serviços de instalação e manutenção de aquecedores a gás. Pois, o profissional precisa ter conhecimentos em hidráulica.

Uma instalação inadequada, feita sem um profissional qualificado afeta negativamente o desempenho do aparelho e pode causar acidentes. Não coloque em risco a saúde e a vida dos moradores da sua casa, apartamento ou condomínio.

Além do risco de um profissional não qualificado, a utilização de materiais de qualidade é fundamental para a segurança da instalação e manutenção dos aquecedores a gás.

Por fim, não tenha dúvidas, os aquecedores a gás são soluções comprovadamente seguras, econômicas e versáteis para garantir uma água quentinha e muito mais conforto no seu banho. Você só precisa avaliar os aparelhos com cuidado e propriedade .

Isso tudo é o mínimo que você precisa saber antes de comprar aquecedor a gás. Conhecimento é primordial para efetuar uma compra segura. 

A OpenClima oferece os mais modernos aquecedores à gás. Aqui você encontra os melhores fabricantes e  variados modelos de aquecedores, somos distribuidores autorizados de aquecedores a gás da marca Rinnai. Além de focados em venda, somos especializados em instalação e manutenção de aquecedores, com toda segurança que você precisa.

Aproveite para falar conosco se você tiver dúvidas sobre nossos serviços. Contamos com uma equipe completa formada por especialistas, para atender você com rapidez e toda a eficiência que precisa. 

Entre em contato e confira qual o melhor tipo de aquecedor para você e sua família!

Deixe uma resposta