fbpx

Manutenção do aquecedor a gás: por que é importante?

Aquecedor a Gás
conserto aquecedor a gás

Manutenção do aquecedor a gás: por que é importante?

A manutenção do aquecedor é fundamental para a segurança, conforto e redução de custos de qualquer família. Ter um aquecedor em casa é muito interessante pela questão do conforto e qualidade de vida. Porém é importante estar atento à manutenção do aquecedor a gás.

E serão os cuidados e manutenções do seu aquecedor que irão determinar a vida útil do seu equipamento. Afinal, como qualquer outro produto, o aquecedor a gás sofre com a ação do tempo, mas você pode prolongar a vida útil dele.

Por que é importante fazer a manutenção do aquecedor a gás?

Por trás dos aparelhos aquecedores a gás, existe toda uma estrutura como: uma central de gás e tubulações por onde o combustível é transportado, e que também precisam de manutenção para localizar e reparar possíveis vazamentos.

A falta de manutenção desta central pode trazer grandes prejuízos e acidentes, como o alto consumo de gás, intoxicações e explosões. Por isso, é importante realizar a manutenção do aquecedor a gás e de toda a estrutura envolvida, justamente para garantir a segurança e o conforto dos moradores de uma casa ou de um edifício.

Quais são os tipos de manutenções de um aquecedor a gás?

Existem 2 tipos de manutenções para o aquecedor a gás:

Manutenção corretiva – que é realizada quando o equipamento ou a estrutura apresenta algum problema. Um especialista é chamado e o problema é resolvido pontualmente.

Manutenção preventiva – que não deixa o problema surgir , a manutenção é para verificar e testar as condições da estrutura e equipamento. Pequenos ajustes podem ser feitos quando localizado algum pequeno problema, evitando assim, custos maiores e problemas futuros mais graves.

Motivos para fazer a manutenção do aquecedor a gás

  • Vazamentos de gás podem ser imperceptíveis.
  • Dutos de exaustão requerem cuidados.
  • Ventoinhas sujas aumentam a emissão de monóxido.

Tenha sempre em mente que a manutenção preventiva sempre será mais barata do que a corretiva e evitará os desconfortos, urgências e acidentes, caso seu aquecedor a gás pare de funcionar.

Para ajudar você listamos 6 dicas para garantir a vida útil do seu aquecedor:

  1. Não instale por conta própria, contrate um profissional especializado.
  2. Não deixe o aquecedor ligado em ambientes vazios.
  3. Não use outros objetos na mesma tomada do aquecedor.
  4. Não seque ou aqueça roupas no seu aparelho.
  5. Siga as instruções do manual.
  6. Faça manutenção anual.

Com essas dicas, você garante que seu aquecedor a gás não apresente falhas, tenha funcionamento seguro e ainda prolonga a vida útil dele.

Aquecedor a gás quando bem instalado e com a manutenção em dia é um equipamento seguro. Importantíssimo é ter em mente que somente profissionais especializados e habilitados devem mexer no aparelho!

Faça sua manutenção anual com a OpenClima Itajaí. E aproveite para falar conosco se você tiver dúvidas sobre manutenção ou reparos do seu aquecedor.

Principais Tópicos

Tags :
aquecedor digital,aquecedor rinnai,aquecedores a gás,Aquecedores Rinnai,balneário camboriú,itajaí,manutenção de aquecedor a gás
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.