Aquecedor a gás em manutenção: nós emprestamos o nosso

Aquecedor a gás em manutenção não será mais um problema, na OpenClima nós emprestamos o nosso para você não ficar sem o seu conforto!

O aquecedor a gás em manutenção não pode ser um problema, você e sua família não precisam ficar sem o conforto de um banho quente. Pensando nisso, a Openclima tem um laboratório que empresta um aquecedor a gás enquanto o seu está em manutenção.

Veja agora quais problemas podem levar seu aparelho para a manutenção:

Motivos que podem levar um aquecedor a gás para a manutenção

Primeiramente, precisamos dizer que os aquecedores a gás são equipamentos super confiáveis e a maioria dos problemas acontecem por falta de conhecimento e de manutenção. Visto que, na maioria dos casos, os problemas são resolvidos com uma simples orientação pelo telefone. 

Sendo assim, os motivos que levam o aquecedor a gás em manutenção, pode se dar pela não realização dos serviços de manutenção preventiva, que afetam a funcionalidade, pode causar vazamentos de gás, prejudicar a eficiência e durabilidade do aparelho.

Ou seja, de toda forma seu aparelho precisará passar por manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas, para que não ocorra problemas futuros que possam danificar seu aquecedor. Por isso, listamos neste post alguns motivos que podem levar seu aquecedor para a manutenção.

Problemas em Aquecedores a gás digitais

No caso de aparelhos digitais de aquecedor a gás em manutenção é bem fácil identificar o problema, pois esses modelos exibem os chamados códigos de erro que aparecem em seus display, que podem variar de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.

Código 90 – relacionado às seguintes situações:

  • problemas de exaustão;
  • obstrução do trocador de calor;
  • ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.

Em outras palavras, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de sujeira no aquecedor. Isto é, a manutenção preventiva que consiste na verificação geral e limpeza do aparelho é imprescindível, tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente este problema, quanto para corrigi-lo e resolve a maioria dos casos.

Código 1L – relacionado à obstrução interna da serpentina:

Causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água. Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.

Código 10 – é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo:

A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é a sujeira.

Código 14 – normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato:

Ocorre muito no uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causam superaquecimento. Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.

Código 61 – envolve a ventoinha, mas relacionado a um conector solto ou rompido.

Deixando seu aquecedor à gás em manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.

Código E5 – alerta para falhas na pressão do vento. Um sinal de problema na ventoinha.

É comum a ventoinha acumular muita sujeira e comprometer sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.

Problemas em Aquecedores a gás mecânicos

Alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuem display digital, que mostram limitadas informações como a temperatura. Diferente dos aquecedores digitais, nenhum dos aparelhos mecânicos têm a função de autodiagnóstico.

Por consequência, a manutenção preventiva é ainda mais importante nos aquecedores a gás mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar, como um dos poucos sinais que esse tipo de aparelho possui e sinaliza de que não está funcionando direito, por exemplo:

Chama alaranjada

Praticamente todos esses modelos possuem um visor frontal para verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento. Visto que, a coloração da chama é sempre azulada, demonstrando que a queima está ocorrendo de maneira correta.

Se o seu aquecedor tiver uma chama na cor alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses casos, a manutenção preventiva costuma resolver.

Em conclusão, vale lembrar que os fabricantes de aquecedores a gás recomendam que as manutenções preventivas sejam feitas anualmente no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial. Isso irá garantir e prolongar a vida útil do aquecedor!

Por fim, se você está precisando deixar seu aquecedor a gás em manutenção, não se preocupe, nós temos um laboratório que empresta um aquecedor a gás enquanto o seu está na manutenção.

Nossos técnicos realizam a retirada do aparelho que irá para a manutenção e instalam no lugar o equipamento emprestado para garantir  que você e sua família não fiquem sem o conforto de um banho quente e confortável.

Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.