Compre pelo telefone ou WhatsApp

Saiba tudo sobre Pressurizadores

Os pressurizadores são ideais para quem deseja aumentar a pressão da água do chuveiro, da pia ou de toda a rede hidráulica de uma casa ou apartamento. Mas, o que muitas pessoas não sabem é como eles funcionam.

Por isso, neste post reunimos as principais informações sobre eles, confira!

O que é um pressurizador de água?

A princípio, precisamos entender como funciona a pressão da água. A força exercida naturalmente é a gravidade e, por esse motivo, as caixas d’águas ficam no pavimento superior de uma casa, entretanto, nem sempre é suficiente para garantir a boa pressão de água. Por consequência, surge a necessidade de pressurizadores, também conhecidos como bombas pressurizadoras.

Que nada mais é, que um sistema que permite aumentar a pressão e o volume de água de forma mecânica através de uma motobomba. Isto é, todo sistema de pressurização é formado por uma ou mais motobombas com algum tipo de automação, que permite que o seu funcionamento seja automático.

Desta forma, quando um ponto de consumo for aberto o sistema entra em operação. 

Conheça os tipos de pressurizadores

Os pressurizadores podem ser divididos em três tipos, a partir do seu método de funcionamento. Saiba mais sobre cada um deles:

1. Fluxostato

É indicado para aplicações em que há apenas um ponto com baixa pressão. Esse equipamento, então, conta com um sensor que emite um sinal para acionar a bomba apenas quando esse ponto é aberto.

2. Pressostato

Mantém a pressão constante em toda a rede hidráulica de forma integral, mesmo se não houver consumo. Ou seja, é indicado para sistemas que precisam de mais pressão em todos os pontos.

3. Inversor de frequência

Similar ao pressostato, que mantém a pressão da água constante a partir do seu acionamento e desligamento automático. A diferença é que o equipamento conta com uma rotação variável. Isso quer dizer, que quando há uma demanda menor, os pressurizadores trabalham menos e há a redução da conta de energia.

Como escolher o pressurizador ideal?

Para escolher os pressurizadores ideais para o que você precisa, é importante conhecer alguns aspectos do sistema do local em que ele será instalado e outras questões, como: 

  • Quantidade de pontos de água
  • Capacidade da caixa de água
  • Altura do pé direito do local
  • Vazão da água
  • Avalie os tipos de pressurizadores
  • Considere o custo benefício

Conhecendo todos esses elementos e fazendo essas avaliações, você pode informá-los no momento da compra e garantir o equipamento ideal que alimente todos os pontos necessários como por exemplo, chuveiros e descargas.

Vantagens dos pressurizadores

Além do grande conforto que a água pressurizada irá proporcionar, o equipamento ainda viabiliza outras vantagens. Conheça algumas delas:

  • A utilização de outros equipamentos como aquecedores de água, geladeiras que fabricam gelo, torneiras gourmet, entre outros.
  • Resolve rapidamente um problema hidráulico cujo reparo demandaria muito tempo e recursos, como quando é necessário realizar mudanças estruturais ou até refazer todo o sistema hidráulico da casa. 
  • Seu tamanho é compacto, e opera de maneira silenciosa. 
  • A instalação é rápida e simplificada.
  • Manutenção simples.
  • Funciona de modo autônomo, dispensando qualquer intervenção para fazer o equipamento trabalhar.

Em conclusão, podemos afirmar que os pressurizadores são soluções eficazes e inteligentes para manter a pressão da água sempre constante. 

Em outras palavras, versáteis, eles podem ser usados em projetos de obra em edificações que precisam dessa solução, ou serem aplicados em edifícios, casas, pousadas, academias, clubes, escolas e demais estabelecimentos que necessitam melhorar a pressão d’água e torná-la constante.

Agora que você já sabe tudo sobre eles e seu uso, consulte nossas linhas de pressurizadores de água em nossa loja online. 

Se preferir, fale com um de nossos consultores AQUI

Índice

Progresso na Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *